Qual instrumento que tu vais ouvir? Será que consegues descobrir? No projeto Garage Band, os alunos do Infantil II tiveram o desafio de descobrir o instrumento que estavam ouvindo. Utilizando o Ipad, um aluno era responsável por escolher no aplicativo Garage Band o som que seria reproduzido, enquanto o outro precisava adivinhar e tocar o instrumento correto.
Os alunos Luís Felipe Corrêa, Christian Silva e Guilherme Amaral da Escola Crescimento, aprovados para fase final nacional da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon), foram recebidos, na tarde desta segunda-feira, pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles. A Terceira Fase acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho, na sede do banco BTG Pactual, em São Paulo. O encontro contou ainda com a presença do superintendente de Inovação e Cidadania Digital, Vinicius Muniz.
Durante o encontro, os alunos apresentaram os resultados que obtiveram nas duas primeiras fases da Obecon e a trajetória de estudos e metodológica que desenvolveram para alcançarem a aprovação. Eles são os únicos maranhenses na etapa final da Olimpíada. Na oportunidade, o estudante Luís Felipe Corrêa explicou que a iniciativa da inscrição partiu dos alunos, que pesquisaram sobre o edital, e logo tiveram todo apoio da Escola, a qual disponibilizou mentorias específicas de seus professores para que os inscritos pudessem realizar os desafios das primeiras fases.
Logo em seguida, o secretário parabenizou os discentes pelo resultado e apontou os trabalhos que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) vem realizando no Maranhão. Além disso, na ocasião, Davi Telles disponibilizou parcerias que a secretaria pode firmar com os alunos nos programas voltados para a inovação, empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico,sustentável e inovação social, em que os aprovados podem exercer funções importantes de apoio.
“É muito interessante e gratificante conversar com os primeiros estudantes do Maranhão a estarem na final da Olimpíada Brasileira de Economia. Por isso, penso que temos muitas parcerias que podemos firmar juntos para construção de ações e incentivos para outros alunos de Ensino Médio para participação na Olimpíada, além de serem um apoio nos nossos programas de inovação”,pontuou o secretário.
Na ocasião, Luís Felipe Corrêa frisou a importância de discutir políticas e medidas de fomento econômico, tanto preparatório quanto de incentivo pessoal, para os alunos do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do estado.
“Foi uma conversa muito proveitosa com o secretário, na qual nos colocamos à disposição para parceiras com objetivo de promover estudos econômicos com alunos do Ensino Médio e, assim, colocar o Maranhão em destaque. Por isso, participar da final da Obecon está sendo, além da realização de uma paixão nossa, que foi incentivada pela Escola Crescimento, é um incentivo para outros estudantes”,disse Luís Felipe.
Sobre a participação na Olimpíada, o aluno Christian Silva, que está entre os finalistas, afirma que está sendo extraordinário participar e, mais ainda, estar na final visto que é uma área de muito interesse e que pretende colher bons frutos pessoal e profissional.
“Ter essa experiência, antes de entrar na faculdade, é uma ótima oportunidade para o nosso crescimento. Como almejo carreira diplomática, ter essa introdução é de suma relevância”, realçou o estudante.
O aluno Guilherme Amaral, que também integra o grupo de finalistas, lembrou das etapas pelas quais passaram até chegar à final e disse estar feliz com o resultado.
“As duas primeiras fases foram árduas e de muito aprendizado para nós. E, agora, chegar na final vai ser uma vivência única, por ter a oportunidade de conhecer estudantes do Brasil que, assim como eu, são expoentes da área”, finalizou.
Na etapa final, os alunos participarão de cases e trabalhos colaborativos e serão observados por diversos grupos estudantis e econômicos, podendo receber bolsas de estudos e serem contratados para trabalhos por esses grupos. Eles estão entre os 40 melhores alunos do Ensino Médio e a Escola Crescimento ficou em 2º lugar no total de classificados para a 3ª etapa da Olimpíada Brasileira de Economia.
Já ouviu falar do experimento “Camaleão Químico”? Nas aulas de Química, os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizaram este experimento, que é denominado assim devido à mudança da coloração da água, em decorrência das reações químicas.
Foi possível ver de perto que o íon permanganato tem a coloração violeta. Aos poucos, se transformou em íons manganato, com a cor esverdeada, até chegar ao dióxido de manganês, que é marrom.
No projeto “Quintal das Descobertas”, os alunos do Infantil I vivenciaram uma investigação por insetos e outros bichinhos encontrados nos ambientes naturais da escola. Com a ajuda de uma lupa e palitos, eles puderam observar e reconhecer os diferentes tipos de animais, características e formas de organização desse espaço natural.
Os alunos do 9º ano apresentaram aos professores, coordenadoras de tutoria e gestora da Educação Infantil o Metaeducation, projeto do Crescimento Transforma, que vai proporcionar aprendizado às crianças em diversos componentes curriculares, como o Inglês, através do Minecraft: Education Edition. O jogo utiliza realidade virtual imersiva e permitirá que alunos interajam e aprendam no metaverso. 🤖🖥️
A aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Crescimento, Mariana Moraes, 17 anos, foi a grande vencedora (entre os concorrentes do sistema privado de ensino) do Concurso Nacional de Redação promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Mariana já havia vencido a etapa regional Nordeste e ficou em 1º lugar no concurso que teve como tema “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”.
Sanley Viegas, Mariana Moraes e Helyne Carvalho
Voltado para alunos e professores-orientadores da Educação Básica, foi o primeiro concurso nacional promovido pela SBQ e que teve por objetivo contribuir com a melhoria da imagem social da Química, quebrando paradigmas e preconceito em torno do componente curricular.
Feliz com o resultado, Mariana disse que o suporte da Escola foi fundamental para que ela obtivesse êxito no certame. “Quando vi o tema, fiquei um pouco assustada e imaginei que seria bem difícil trabalhá-lo, mas com a ajuda dos professores, a abordagem em sala de aula e a preparação da Escola consegui desenvolver a Redação”, explica. Além disso, Mariana fez muitas pesquisas sobre o tema em casa, o que também a ajudou na produção do texto.
Com o tema “A contribuição da Química nos três pilares da sustentabilidade”, a aluna abordou em seu texto os eixos econômico, social e ambiental e mostrou que a Química perpassa por essas áreas e pode ajudar na construção de uma sociedade mais sustentável.
“Desenvolver substâncias menos tóxicas, ajudar na identificação de contaminação e sua utilização de forma preventiva em possíveis tragédias ambientais é uma das contribuições da Química”, exemplifica a estudante, que citou a denúncia pela comunidade Papagaio, de Mirador, de contaminação dos rios e riachos por veneno, as tragédias em Mariana e Brumadinho como episódios em que a Química pode ser usada para evitá-las.
Além das outras áreas que compõem o Ensino Médio, e da redação semanal produzida na Escola, Mariana diz que em casa estuda possíveis temas do ENEM, em complemento ao material disponibilizado pelos professores para ajudar o aluno nessa preparação. “Eu tenho mais afinidade com as disciplinas de exatas, mas com o preparo da Escola tenho conseguido me destacar na produção de texto”, afirma.
A propósito: o ano de 2022 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
Os alunos do 5º ano, das unidades Calhau e Renascença, foram à praia analisar e entender as causas e consequências da poluição dos rios, mares e oceanos.
Com a ajuda do geógrafo e ativista socioambiental, Denison Ferreira, eles puderam saber mais sobre como é feita a análise de balneabilidade das praias e a importância de políticas públicas para o meio ambiente.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal porta de entrada para ingressar no Ensino Superior e a possibilidade de cursar uma graduação em uma universidade pública ou privada de qualquer estado brasileiro.
Para os alunos da Escola Crescimento, aprovados em instituições federais, estaduais e privadas com a nota do Exame de 2021, esse sonho já é uma realidade. Ao todo, 129 alunos conquistaram vagas em cursos como Direito, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e outras 20 graduações.
O gestor pedagógico do Ensino Médio da Escola Crescimento, Israel de Oliveira, frisa que a aprovação dos estudantes é reflexo de uma metodologia de ensino que vai além da função cognitiva. “A formação de indivíduos competentes em termos socioemocionais pode refletir toda a gama de conhecimentos obtidos, permitindo que os nossos egressos alcancem qualquer futuro desejado em seu projeto de vida”,destacou.
A preparação da Escola Crescimento tem refletido na aprovação de alunos, não apenas no Enem, mas também em outros vestibulares do Brasil, inclusive em aplicações internacionais. Desta forma, a Escola busca metodologias que auxiliem os estudantes a alcançarem seus principais anseios profissionais.
O mês de abril reúne datas comemorativas importantes para o mundo da leitura: Dia Internacional do Livro Infantil (02), Dia Nacional da Biblioteca (09), Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia Internacional do Livro (23). Essas datas chamam a atenção para a importância da leitura, dos livros e das bibliotecas.
É por meio da leitura que conhecemos o mundo antes de sairmos de casa, vemos os acontecimentos passados, que alimenta nossa imaginação e amplia nossa visão de mundo. Para a pesquisadora portuguesa e mestre em educação pela Universidade Católica de Lisboa, Manuela Sabino, ler é descobrir novos conceitos e reformular antigos, é imaginar sem recorrer à imagem, além de ser um processo de inclusão social.
Os projetos de incentivo à leitura realizados na Escola Crescimento, por exemplo, propõem atividades que estimulam o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, escrita, reflexão, análise crítica e criatividade, conforme as orientações da Base Nacional Curricular (BNCC).
Para a professora de literatura Katyanne Correa, o estímulo à leitura é um processo contínuo, e deve ser iniciado antes mesmo da alfabetização, com o intuito de gerar familiaridade com os livros.
“No ambiente escolar, primamos por essa continuidade, planejando o trabalho com o livro literário voltado a atividades mais interativas, dinâmicas, ricas e significativas que, aliadas ao uso da tecnologia, proporcionam um olhar afetivo e prazeroso ao leitor”, disse a professora de literatura.
Nesse sentido, no Ensino Fundamental Anos Finais, por exemplo, existem projetos que incentivam a leitura de um livro em família, indicado pela escola, com momentos de socialização e debates acerca da obra. Outro que chama a atenção é o projeto Júri-simulado, no qual os alunos leem o literário e simulam um julgamento de um assunto polêmico extraído dessa narrativa.
Em cada fase da vida escolar são desenvolvidas estratégias que despertem o gosto pela leitura entre os estudantes da Escola Crescimento. Atividades mais lúdicas e multidisciplinares, envolvendo o uso de mídias digitais, leituras compartilhadas, debates, discussões e produções de histórias a partir da leitura, fazem parte das estratégias cotidianas de incentivo à leitura.
O Ensino Fundamental Anos Iniciais é uma etapa de desenvolvimento educacional pleno, em que os aspectos físico, psicológico, intelectual e social dos alunos são aperfeiçoados e desenvolvidos. Dessa forma, são necessárias diferentes metodologias e abordagens específicas para que este processo de aprendizado seja mais didático e atraente.
Pensando nisso e nas diferentes estratégias de ensino, que proporcionem um aprendizado mais lúdico e focado na realidade dos estudantes, a Escola Crescimento realizou uma aula de campo com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental para colocarem em prática as teorias da Matemática, um dos componentes curriculares obrigatórios.
A gestora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais da instituição, Fernanda Calado, conta que o ensino da Matemática, principalmente nas primeiras séries, é fundamental, visto que trabalha a base e constrói a forma como as crianças vão lidar com o componente. “Desde a Educação Infantil, é necessário trabalharmos no concreto e com a realidade para que os nossos estudantes possam aprender como a Matemática, por exemplo, está inserida no dia a dia deles. Os números não são só um conceito abstrato, eles estão nas nossas ações diárias”, explicou.
Com base nessa proposta pedagógica, na visita ao supermercado, os alunos trabalharam uma série de habilidades e conhecimentos, por meio de desafios que os fizeram explorar boa parte dos conceitos matemáticos, aprendidos nas aulas. Eles puderam trabalhar os sólidos geométricos com as embalagens dos produtos; a construção do sistema monetário brasileiro com os preços e as cédulas; a unidade de medida em que cada produto é embalado, entre outros tópicos. Por fim, participaram de uma dinâmica de compra e venda, por meio da qual puderam aplicar as contas de adição e subtração, além de participarem de um momento de socialização, de troca de experiência com debates e construção de estratégias em equipe, que fazem parte da proposta pedagógica da instituição.
“Apresentar expectativas, proporcionar desafios, dar tempo para que os alunos pudessem pensar, raciocinar logicamente e propor soluções são algumas atividades que praticamos na nossa aula campo de Matemática”, finalizou a gestora pedagógica da Escola Crescimento.