No projeto “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, os alunos do Infantil II conheceram e reviveram vários contos clássicos infantis. Com o app Sketchbook, eles puderam se desenhar como um personagem das histórias. O uso da tecnologia permitiu a ampliação da criatividade e da imaginação dos alunos.
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio tiveram uma palestra com o professor Ademar Celedônio, onde puderam tirar as dúvidas sobre as novas metodologias do Ensino Médio e do Enem.
Com o aplicativo Lupa, os alunos do Infantil I, das unidades Calhau e Renascença, puderam ver de perto as características internas de cada fruta, como o tamanho e quantidade de sementes. Foi possível usar a câmera do Ipad como um ampliador para uma observação mais detalhada de cada uma das frutas.
Utilizando o aplicativo Apollo’s Moon Shot AR, que recria a chegada do homem à Lua, os alunos do Infantil lançaram seu próprio foguete rumo ao nosso satélite natural. Foi um momento muito esperado, com muita diversão e alegria entre as crianças.
No “Projeto Cores e Sabores”, os alunos do Maternal III estão aprendendo a importância de manter uma alimentação saudável. E nessa semana, as crianças, junto aos familiares, criaram um prato divertido, recheado com as frutas que elas mais gostam. Foi um momento rico em interações e descobertas entre as crianças.
Que tal construir e lançar seu próprio foguete? Esse foi o desafio dos alunos do 8º ano, das unidades Calhau e Renascença, na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Eles realizaram o lançamento de seus foguetes construídos com materiais reutilizáveis e movidos a água e ar comprimido.
A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, que incentiva os alunos a construírem e lançarem seus foguetes o mais distante possível.
Qual instrumento que tu vais ouvir? Será que consegues descobrir? No projeto Garage Band, os alunos do Infantil II tiveram o desafio de descobrir o instrumento que estavam ouvindo. Utilizando o Ipad, um aluno era responsável por escolher no aplicativo Garage Band o som que seria reproduzido, enquanto o outro precisava adivinhar e tocar o instrumento correto.
Os alunos Luís Felipe Corrêa, Christian Silva e Guilherme Amaral da Escola Crescimento, aprovados para fase final nacional da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon), foram recebidos, na tarde desta segunda-feira, pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles. A Terceira Fase acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho, na sede do banco BTG Pactual, em São Paulo. O encontro contou ainda com a presença do superintendente de Inovação e Cidadania Digital, Vinicius Muniz.
Durante o encontro, os alunos apresentaram os resultados que obtiveram nas duas primeiras fases da Obecon e a trajetória de estudos e metodológica que desenvolveram para alcançarem a aprovação. Eles são os únicos maranhenses na etapa final da Olimpíada. Na oportunidade, o estudante Luís Felipe Corrêa explicou que a iniciativa da inscrição partiu dos alunos, que pesquisaram sobre o edital, e logo tiveram todo apoio da Escola, a qual disponibilizou mentorias específicas de seus professores para que os inscritos pudessem realizar os desafios das primeiras fases.
Logo em seguida, o secretário parabenizou os discentes pelo resultado e apontou os trabalhos que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) vem realizando no Maranhão. Além disso, na ocasião, Davi Telles disponibilizou parcerias que a secretaria pode firmar com os alunos nos programas voltados para a inovação, empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico,sustentável e inovação social, em que os aprovados podem exercer funções importantes de apoio.
“É muito interessante e gratificante conversar com os primeiros estudantes do Maranhão a estarem na final da Olimpíada Brasileira de Economia. Por isso, penso que temos muitas parcerias que podemos firmar juntos para construção de ações e incentivos para outros alunos de Ensino Médio para participação na Olimpíada, além de serem um apoio nos nossos programas de inovação”,pontuou o secretário.
Na ocasião, Luís Felipe Corrêa frisou a importância de discutir políticas e medidas de fomento econômico, tanto preparatório quanto de incentivo pessoal, para os alunos do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do estado.
“Foi uma conversa muito proveitosa com o secretário, na qual nos colocamos à disposição para parceiras com objetivo de promover estudos econômicos com alunos do Ensino Médio e, assim, colocar o Maranhão em destaque. Por isso, participar da final da Obecon está sendo, além da realização de uma paixão nossa, que foi incentivada pela Escola Crescimento, é um incentivo para outros estudantes”,disse Luís Felipe.
Sobre a participação na Olimpíada, o aluno Christian Silva, que está entre os finalistas, afirma que está sendo extraordinário participar e, mais ainda, estar na final visto que é uma área de muito interesse e que pretende colher bons frutos pessoal e profissional.
“Ter essa experiência, antes de entrar na faculdade, é uma ótima oportunidade para o nosso crescimento. Como almejo carreira diplomática, ter essa introdução é de suma relevância”, realçou o estudante.
O aluno Guilherme Amaral, que também integra o grupo de finalistas, lembrou das etapas pelas quais passaram até chegar à final e disse estar feliz com o resultado.
“As duas primeiras fases foram árduas e de muito aprendizado para nós. E, agora, chegar na final vai ser uma vivência única, por ter a oportunidade de conhecer estudantes do Brasil que, assim como eu, são expoentes da área”, finalizou.
Na etapa final, os alunos participarão de cases e trabalhos colaborativos e serão observados por diversos grupos estudantis e econômicos, podendo receber bolsas de estudos e serem contratados para trabalhos por esses grupos. Eles estão entre os 40 melhores alunos do Ensino Médio e a Escola Crescimento ficou em 2º lugar no total de classificados para a 3ª etapa da Olimpíada Brasileira de Economia.
Já ouviu falar do experimento “Camaleão Químico”? Nas aulas de Química, os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizaram este experimento, que é denominado assim devido à mudança da coloração da água, em decorrência das reações químicas.
Foi possível ver de perto que o íon permanganato tem a coloração violeta. Aos poucos, se transformou em íons manganato, com a cor esverdeada, até chegar ao dióxido de manganês, que é marrom.
No projeto “Quintal das Descobertas”, os alunos do Infantil I vivenciaram uma investigação por insetos e outros bichinhos encontrados nos ambientes naturais da escola. Com a ajuda de uma lupa e palitos, eles puderam observar e reconhecer os diferentes tipos de animais, características e formas de organização desse espaço natural.
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