O mês de abril reúne datas comemorativas importantes para o mundo da leitura: Dia Internacional do Livro Infantil (02), Dia Nacional da Biblioteca (09), Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia Internacional do Livro (23). Essas datas chamam a atenção para a importância da leitura, dos livros e das bibliotecas.
É por meio da leitura que conhecemos o mundo antes de sairmos de casa, vemos os acontecimentos passados, que alimenta nossa imaginação e amplia nossa visão de mundo. Para a pesquisadora portuguesa e mestre em educação pela Universidade Católica de Lisboa, Manuela Sabino, ler é descobrir novos conceitos e reformular antigos, é imaginar sem recorrer à imagem, além de ser um processo de inclusão social.
Os projetos de incentivo à leitura realizados na Escola Crescimento, por exemplo, propõem atividades que estimulam o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, escrita, reflexão, análise crítica e criatividade, conforme as orientações da Base Nacional Curricular (BNCC).

Para a professora de literatura Katyanne Correa, o estímulo à leitura é um processo contínuo, e deve ser iniciado antes mesmo da alfabetização, com o intuito de gerar familiaridade com os livros.
“No ambiente escolar, primamos por essa continuidade, planejando o trabalho com o livro literário voltado a atividades mais interativas, dinâmicas, ricas e significativas que, aliadas ao uso da tecnologia, proporcionam um olhar afetivo e prazeroso ao leitor”, disse a professora de literatura.
Nesse sentido, no Ensino Fundamental Anos Finais, por exemplo, existem projetos que incentivam a leitura de um livro em família, indicado pela escola, com momentos de socialização e debates acerca da obra. Outro que chama a atenção é o projeto Júri-simulado, no qual os alunos leem o literário e simulam um julgamento de um assunto polêmico extraído dessa narrativa.
Em cada fase da vida escolar são desenvolvidas estratégias que despertem o gosto pela leitura entre os estudantes da Escola Crescimento. Atividades mais lúdicas e multidisciplinares, envolvendo o uso de mídias digitais, leituras compartilhadas, debates, discussões e produções de histórias a partir da leitura, fazem parte das estratégias cotidianas de incentivo à leitura.