A prática da leitura pode promover distintas experiências estéticas nas crianças. Por isso, a formação de um leitor literário requer o planejamento de um percurso, baseado em critérios de seleção multifacetados que se complementam e se interligam aos propósitos didáticos estabelecidos pelo professor.

Pensando nisso, a Escola Crescimento ofertou às professoras, gestoras e tutoras da Educação Infantil (EI) e Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) a formação “Currículo Literário”, ministrada pela mestre em Educação pela USP, consultora de formação de professores e pedagoga no Instituto Vera Cruz de São Paulo, Érica de Faria Dutra.
O objetivo foi fomentar mais práticas leitoras no espaço escolar, por meio do desenvolvimento de um currículo literário pelas professoras e gestoras, que leve em consideração um conjunto de critérios de seleção de livros por ano escolar e articule diferentes práticas de leitura literária na escola.

O desenvolvimento desse currículo vai possibilitar aos alunos a ampliação da criatividade, o aprimoramento da compreensão do mundo e suas relações, além do desenvolvimento da linguagem e a capacidade de analisar as diversas perspectivas das situações cotidianas.
“Essa formação sobre Currículo Literário é o primeiro momento de um programa formativo anual que busca qualificar nossos profissionais e melhorar ainda mais a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou a assessora da direção dos segmentos EI e EFAI, Patrícia Debus.