Relato de Memória

As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental lançaram seus livros digitais sobre Relatos de Memória em um momento especial para seus familiares. Durante o evento, os alunos explicaram o projeto, cantaram belas músicas para o público e, ao final, as produções foram apreciadas em iPads pela comunidade escolar.

O estudo do gênero foi proposto e aliado ao desejo peculiar das crianças de contar histórias. Durante o projeto, os alunos tiveram um bate-papo com a diretora Luiza Bacelar, que falou um pouco sobre a história da Escola Crescimento, além de receberem visitas de avós em sala de aula. Também leram outros relatos de pessoas importantes como Dráuzio Varella e obras como “A cicatriz”, de Ilan Brenman.

Depois de ouvirem muitos relatos e se familiarizarem com o gênero, escreveram suas próprias histórias em formato de livros digitais.  “Os alunos participaram, interagiram, fizeram conexões com o que eles vivem hoje e como era o modo de vida antigamente. A partir daí, como eles trouxeram memórias, sejam positivas ou negativas, surgiu a ideia de escreverem o relato, de transformarem o oral para o escrito”, explica a professora Camila Santos, do 2º ano B, unidade Renascença.

A aluna Maria Laura Couto, do 2º ano D da unidade Renascença, conta como foi sua experiência: “Foi muito legal porque dividimos com os amigos nossos momentos felizes na sala de aula. Eu gostei muito do lançamento, pois mostramos aos nossos pais o que produzimos durante tanto tempo na escola.”

Unidade Renascença.

Unidade Calhau.