Re-wild the city

Nas aulas de inglês do 6º ano, os alunos estudaram e debateram sobre a importância de áreas verdes nos centros urbanos. Após esse momento, produziram vídeos, por meio de aplicativos como Clips e iMovie, com o tema “Re-wild the city”, e ressaltaram a necessidade de termos espaços como esses em harmonia com as cidades.

A urbanização é uma característica marcante do mundo contemporâneo. Mais de 50% da população mundial já vive em centros urbanos e esse movimento é causado pela constante busca de melhoria na qualidade de vida. Porém, em países emergentes como o Brasil, onde o crescimento urbano foi motivado pelo processo de industrialização, há desigualdades socioespaciais e ambientais.

Surge, então, a necessidade de mudanças como a arborização, que está cada vez mais presente na organização das cidades, por meio de praças e parques. Esse fenômeno é importante para as áreas urbanas, porque auxilia na saúde mental e física da população, já que contribui a aspectos ligados à ecologia, estética e sociedade. As consequências da arborização são o equilíbrio da temperatura, a melhoria na qualidade do ar e ampliação das possibilidades de lazer.