Primeiros Socorros

Os nossos alunos do Infantil II receberam a visita dos estudantes da Universidade Ceuma para falar e ensinar sobre primeiros socorros. O momento foi para preparar as crianças para situações de risco, por meio da troca de conhecimento entre universitários e alunos da Educação Infantil.

A Escola Crescimento, junto à Universidade Ceuma, percebeu as diversas possibilidades de compartilhar experiências e aprendizados entre alunos de gerações diferentes. Por isso, possibilitou o encontro entre os universitários e as turmas do Infantil II para um estudo e vivência dos primeiros socorros, inserindo as crianças como parte integrante desse processo de ajudar alguém em uma situação de risco.

Ter consciência sobre os primeiros socorros podem ajudar em diversas situações como quedas, fraturas, desmaios, etc. São avaliações que podem ser ensinadas a uma pessoa leiga para que ela intervenha, sem prejudicar a vítima, com aquilo que ela tem de mínimo recurso por perto. Nos Estados Unidos, as crianças são protagonistas nos processos de salvar vidas. O assunto é abordado na disciplina de Educação Física e com enfermeiros e médicos que atuam nas escolas. Desde cedo, os alunos são preparados para fazer esse tipo de atendimento.

Segundo a gestora pedagógica Hurda Nascimento, esse momento foi fundamental para preparar os nossos alunos em uma possível situação de risco. “Foram selecionados os alunos de 5 e 6 anos para o preparo de assistência aos primeiros socorros. Eles aprenderam a fazer massagem cardíaca, respiração boca a boca e reconhecimento dos sinais vitais”, explicou.