Formação em ABA

Equipe Pedagógica participou da formação Introdução à intervenção baseada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) a atraso no desenvolvimento educacional. Durante o momento formativo, professores, auxiliares e gestores estiveram imersos em práticas de como entender o comportamento, repertórios básicos de avaliação na escola, comportamento em grupo, rotina na sala de aula, acompanhamento de desempenhos e estratégias de ensino.

A formação foi conduzida pela psicóloga e doutora em Teoria do Comportamento, Flávia Neves, especializada em ABA para autismo e atrasos de desenvolvimento, e pela psicóloga e mestra em Análise do Comportamento, Larissa Lacerda, que possui experiência em acompanhamento terapêutico a crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Para a professora Joeldina Ramos, do Ensino Fundamental II, a formação foi excelente para aprimorar o contato, na ambiente da sala de aula, com as crianças com TEA. “Aprendemos a fazer avaliação inicial e traçar objetivos para que o aluno consiga estabelecer uma rotina em sala e, a partir daí, alcançar a aprendizagem afetiva. O mais importante foi descobrir o interesse do aluno para que ele se sinta empolgado com a aula”, concluiu.