Escola Crescimento representa Maranhão na Finlândia em encontro de gestores educacionais | Escola Crescimento

Escola Crescimento representa Maranhão na Finlândia em encontro de gestores educacionais

Considerada referência mundial em educação, a Finlândia recebeu no mês de setembro gestores escolares de todas as partes do mundo para uma semana formativa sobre o reconhecido sistema educacional finlandês. Sempre atenta às evoluções, a escola Crescimento foi a única do Maranhão a participar do encontro.

A diretora geral da escola, Luiza Bacelar, e a coordenadora de tutoria e relacionamento, Anamaria Bacelar, estiveram em Helsinki para conhecer as escolas e as metodologias aplicadas no país nórdico, onde também visitaram a Universidade de Helsinki, mais antiga instituição de ensino superior do país.

“As experiências alcançadas durante a nossa visita contribuíram diretamente com o processo de formação e evolução da nossa escola e dos nossos alunos”, ressalta a diretora Luiza Bacelar.

A Finlândia é uma das primeiras nações colocadas no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), exame aplicado a jovens de 15 anos de diferentes nacionalidades, que avalia as competências de leitura, matemática e ciências.

A viagem foi organizada pela Humus, empresa de consultoria educacional, e contou com a participação de 28 educadores de 19 escolas do Brasil. No primeiro dia, todos participaram de um curso, oferecido pelo Departamento de Educação da Universidade de Helsinki, no qual foram apresentados os princípios da educação finlandesa, o currículo adotado nacionalmente e o trabalho de formação de professores naquele país.

Os  participantes conheceram diferentes escolas em diversas cidades da Finlândia, onde foram recebidos por diretores, coordenadores e professores que compartilharam as experiências. Durante as visitas, os educadores foram acompanhados por alunos que apresentaram as escolas, contaram detalhes da rotina escolar finlandesa e responderam às perguntas do grupo.

Além do curso e das visitas, Luiza Bacelar e Anamaria Bacelar tiveram a oportunidade de conhecer profissionais de diversas escolas brasileiras e trocar experiências com educadores de várias áreas. O  momento  foi incrível e de significativas aprendizagens. Conhecimentos que, em prol de “todos os futuros”, contribuem com a formação de todos os alunos do Grupo Crescimento.