A educação para um mundo exponencial

Escola Crescimento recebe pais em formação com especialista em Metodologias Ativas.

Pais e responsáveis da Escola Crescimento tiveram a oportunidade de participar da formação “A Educação para um Mundo Exponencial”, realizada na unidade Renascença, nesta terça-feira, 28. O palestrante e consultor da nossa escola, professor Motta, é Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e Head of EdTech em Realidade Virtual Aplicada à Educação na Beenoculus e Beetools.

A revolução tecnológica, que mudou a forma de comunicação e relação entre os seres humanos, criou um ambiente que é bastante natural e favorável às crianças e adolescentes de hoje: as gerações Z e Alpha – também conhecidos como screenagers – um termo usado para descrever o ato de preferir ler, interagir com pessoas e com o mundo, utilizando-se de uma tela. Essa revolução não trouxe apenas novos equipamentos para as salas de aula, ambientes corporativos e âmbito familiar, ela trouxe também um enorme acesso à abundância de informações que estão disponíveis nas mais variadas mídias e canais, favorecendo a curiosidade, despertando a exploração e a pesquisa, bem como a autonomia digital dessas gerações. Essa nova sociedade da informação, conectada 24 horas por dia, dá voz e permite a qualquer um com um smartphone na mão opinar e manifestar suas ideias sobre os mais variados assuntos e conteúdos. E isso exige de pais, educadores e empresários, uma gama de conhecimentos bastante diferenciada: as competências socioemocionais ou competências para o século XXI.

Sabe-se que essas competências não são novidades. Elas fazem parte de características já valorizadas em muitas décadas anteriores ao terceiro milênio. A grande questão reside no fato de que, atualmente, a habilidade de se pensar antes de agir, de considerar diversas perspectivas ao analisar novos problemas, e até de relacionar-se de maneira adequada e eficaz com os outros, são bem mais que especificidades de pessoas acima da média, são competências necessárias para todos os seres humanos. Disso depende o nosso sucesso, a nossa felicidade e futuro da nossa sociedade.
Além da palestra, o consultor tem em sua agenda nesta semana momentos com as nossas turmas de 3ª série do Ensino Médio e também acompanhamento de algumas aulas.

Saiba o dizem os pais da nossa escola:

Eu achei a palestra muito interessante e que o palestrante é uma pessoa que realmente viveu aquilo tudo e se entusiasmou com o tema e nos fez refletir e pensar a respeito, de uma forma mais positiva a questão da tecnologia e inovações, a nova realidade, daquilo que precisamos nos inteirar e fazer o possível para tornar algo positivo e relevante, pois as tecnologias, também nos trazem coisas boas. É necessário que o adulto esteja atento para que encaminhe da melhor forma possível.

Ana Elisa Bacelar, mãe da Isabela Bacelar, do 5º  ano.

 

Achei maravilhosa e importante como mãe saber que o Crescimento utiliza essas metodologias e repassa esse conhecimento tanto para os professores quanto para os pais.

Daniele Figueiredo, mãe do Thiago Figueiredo, do 5º ano.

 

Achei muito interessante, acho que esse tipo de informação para os pais é show de bola, é importante aproveitar essas oportunidades que acha a gente tem para melhor educar os filhos. Tenho participado das ultimas formações para os pais oportunizadas pela escola e tenho achado muito bom.

João Ângelo, pai da Nicole Lima do 7º D.