Programa Bilíngue

De acordo com estudiosos, o momento propício para se aprender um outro idioma é na infância. É nessa fase que o bilinguismo se torna uma experiência significativa e tem o poder de influenciar o curso e a eficiência do desenvolvimento infantil. Pesquisadores espanhóis apontam que a aprendizagem da segunda língua ajuda na memória e na atenção. Ainda de acordo com pesquisadores, as crianças bilíngues têm vantagem de pensamento, estando aptas a trabalhar com mais autonomia em situações de tomada de decisão e em situações de distração e utilizam mecanismos de atenção muito mais vezes do que os monolíngues. Vale ressaltar, que aprender uma segunda língua na infância conta com benefícios diretos em um mundo cada vez mais globalizado, torna a criança mais inteligente, na medida em que essa capacidade tem um efeito profundo em seu cérebro melhorando as habilidades cognitivas não relacionadas à linguagem e ajudando a programar circuitos cerebrais para que lhe seja mais fácil aprender novos idiomas no futuro.

Outros benefícios do ensino bilíngue para crianças também estão ligados a:

• CULTURA E CONHECIMENTO: o acesso a culturas diferentes é privilegiado: à literatura, às histórias, a diferentes comportamentos, tradições, conversações, meios de comunicação, etc. Quanto maior for o conhecimento, mais desenvolvido será o raciocínio de uma criança bilíngue, que pode ser mais criativo, flexível, e mais aberto ao mundo.

• COMUNICAÇÃO: as crianças bilíngues têm duas vezes mais capacidade de ler e escrever, e seu conhecimento é mais extenso pelo seu maior acesso à informação global. Além disso, a comunicação com mais pessoas quando viajam ou convivem com estrangeiros é beneficiada.

• OPORTUNIDADES: pesquisas apontam que pessoas que tem o Inglês no currículo ganham salários até 60% maiores e conseguem mais oportunidades de emprego do que as que não dominam o idioma.